Oficina do Projeto Respiração no Complexo da Maré

Oficina do Projeto Respiração no Complexo da Maré

Em 2011, a Fundação Eva Klabin tomou a iniciativa de levar o Projeto Respiração para fora da instituição, com a clara intenção de estabelecer uma rede de trocas de experiência entre a Fundação e comunidades carentes da cidade e do estado do Rio de Janeiro. Foi assim que surgiram as Oficinas do Projeto Respiração, realizadas entre abril de 2011 a março de 2012, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

A última oficina, que aconteceu no dia 20 de março, aconteceu no Projeto Mão na Lata e foi dirigida pelo fotógrafo Mario Grisolli, autor do registro fotográfico das últimas edições do Projeto Respiração.

Mão na Lata é um projeto de educação que visa o desenvolvimento pessoal e social de adolescentes da Maré por meio da fotografia e da literatura. O nome do projeto veio da principal técnica usada nas oficinas, o pinhole, que permite explorar os princípios básicos da fotografia de forma lúdica, desde a confecção das câmeras, a partir de latas recicladas, ao momento de revelação dos negativos. O projeto é resultado de uma parceria entre a fotógrafa Tatiana Altberg e a Redes de Desenvolvimento da Maré e teve início em 2003, associando o ensino dos processos fotográficos a exercícios literários, desenvolvendo a criatividade e a capacidade narrativa dos participantes.

O fotógrafo Mario Grisolli apresentou seu trabalho e algumas de suas ricas experiências no campo da fotografia e propôs que os participantes criassem narrativas a partir de imagens por eles captadas no entorno do espaço da oficina, na própria Maré. O objetivo era que cada um construísse, a partir das imagens dos outros, sua própria narrativa.  Foi uma experiência lúdica e enriquecedora, que certamente contribuiu para o processo que o grupo já vem desenvolvendo.