Próxima oficina do Projeto Respiração acontece em Petrópolis


Nos dias 18 e 19 de outubro (terça e quarta-feira), a Fundação Eva Klabin vai oferecer a Oficina do Projeto Respiração na cidade serrana de Petrópolis. Organizada em parceria com o Centro de Capacitação Frei Memória e comandada pelo artista plástico João Modé, a oficina reunirá professores de arte ligados à Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis. O objetivo é apresentar ao grupo o Projeto Respiração da Fundação Eva Klabin e propor uma atividade que, a partir do conceito do projeto, proporcione uma reflexão sobre o objeto de arte, sua carga afetiva e seu potencial transformador na ocupação de espaços. A proposta é que os professores multipliquem e compartilhem esta experiência em sala de aula com seus alunos.

O Projeto Respiração da Fundação Eva Klabin, criado em 2004 pelo curador Marcio Doctors, consiste em convidar artistas contemporâneos a intervir no circuito expositivo da casa-museu, estabelecendo uma conexão entre a arte consagrada e as manifestações contemporâneas, propiciando novas formas de leitura do acervo constituído de arte clássica e arqueológica – que abrange 4.000 anos de história da arte, do Egito Antigo ao Impressionismo. Em 2011, o Projeto Respiração está realizando oficinas de arte em diferentes espaços como a Biblioteca Parque de Manguinhos, o Solar Meninos de Luz e a Redes de Desenvolvimento da Maré, contando com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

João Modé, que apresentou a intervenção Invisíveis na 10ª edição do Projeto Respiração em 2009, nasceu em Resende e vive e trabalha no Rio de Janeiro. Seu trabalho articula-se por uma noção plural de linguagens e espaços de atuação. Alguns projetos, como REDE – desenvolvido em diversas cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Berlim, Stuttgart e Rennes – e Constelações, envolvem a participação direta do público. Participou da 7ª Bienal do Mercosul [2009], da 28ª Bienal de São Paulo [2008], do Panorama da Arte Brasileira de 2007 e da Bienal de Praga [2003]. Exposições individuais recentes: João Modé, A Gentil Carioca; Para o Silêncio das Plantas, Cavalariças do Parque Lage [2011] ambas no Rio de Janeiro; De Sertão, MAMAM, Recife [2010]. Tem exposto também no exterior, em países como Suécia, Holanda, Suíça, Inglaterra e Alemanha, entre outros. Em 2011, publicou o livro Alguns Infinitos, pela editora Aeroplano. Possui formação em Arquitetura e Programação Visual, com mestrado em Linguagens Visuais pela UFRJ.

[Oficina do Projeto Respiração | João Modé | 18 e 19 de outubro de 2011 (terça e quarta-feira), na Universidade Católica de Petrópolis. Rua Benjamin Constant, 213, Centro - Petrópolis, RJ. Realização: Fundação Eva Klabin - site: www.evaklabin.org.br | Blog: www.projetorespiracao.blogspot.com. Coordenação e organização: Ruth Levy. Patrocínio: Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro].


Aproveite para rever as imagens da intervenção Invisíveis de João Modé na 10ª edição do Projeto Respiração