Eduardo Berliner – A presença da ausência


A Fundação Eva Klabin apresenta a partir do dia 10 de setembro a exposição “Eduardo Berliner – A presença da ausência”, 20ª edição do Projeto Respiração, com curadoria de Marcio Doctors. O projeto já trouxe, desde 2004, outros 23 artistas para fazerem intervenções na casa-museu da Lagoa, Rio de Janeiro. A proposta é incentivar o diálogo entre a coleção e a arte contemporânea.

Em 2015, o artista convidado é Eduardo Berliner, pintor e desenhista. “A Fundação Eva Klabin foi um território fértil para o trabalho que Berliner pôde realizar no Projeto Respiração. A possibilidade de atravessamentos de tempos e imagens permitiu que seu olhar fosse descobrindo incessantemente novas formas que iam sendo percebidas pela metamorfose que seu olhar é capaz de construir, erigindo uma polifonia de imagens que ressoam ao longo do percurso de sua intervenção”, afirma Doctors.

Em sua ação na casa-museu, criou quadros e esculturas com base no que observou em cada ambiente. Berliner insere fragmentos de memórias do espaço presente  em suas obras, sendo esta uma das características na sua forma de expressão. “Tentei absorver parte do imaginário do lugar e acabei reconfigurando o repertório do acervo e da arquitetura em minhas próprias narrativas, cruzando minhas memórias com a da própria casa”, conta. Sua preocupação não era a imagem das coisas em si, mas a atmosfera.


Informações:

Eduardo Berliner – Curadoria Marcio Doctors
10 de setembro, quinta-feira, 19h
Fundação Eva Klabin
Av. Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa, Rio de Janeiro
Terça a domingo, 14-18h

Até 19 de novembro de 2015